sábado, 20 de março de 2010

Arte Mediada por Tecnologia

Exposição Tão Perto Tão Longe apresenta a interação e construção coletiva. Demonstra o quanto Arte e Tecnologia estão filosoficamente imbricados nas questões do mundo.Acesse:http://www.taolongetaoperto.org.br/ouhttp://telebits.art.br
ou acesse:http://telebits.art.br/av/

terça-feira, 9 de março de 2010

Cinema e Escola-Possibilidades


20100303_V1_NasEscolasCinema_Conexao, upload feito originalmente por CDTERJ.

Pólo de Cinema

Imagine um festival de cinema produzido por estudantes e voltado para estudantes? Essa é a ideia por detrás do 1º Festival Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que acontece entre os dias 6 e 10 de março, na cidade fluminense.

Os filmes exibidos no festival foram escritos, produzidos e dirigidos por alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de Barra do Piraí. O festival coroa o Projeto Luz, Câmera, Educação!, da Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com a Mauá Filmes, que oferece oficinas de audiovisual a estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares do município. Por meio deste projeto, foram produzidos dez curtas-metragens, que serão exibidos e premiados durante o festival.



Além dos filmes produzidos pelos alunos de Barra do Piraí, o festival também exibirá curtas-metragens realizados em outros Estados brasileiros e até em outros países, como Argentina, Espanha e Itália. No último dia, ocorrerá a premiação na Praça Nilo Peçanha. As festividades serão encerradas com um show da Banda Agenda.

“É uma bela oportunidade! Não só os alunos se sentirão representados pelos próprios trabalhos, como poderão assistir ao que foi feito por outras pessoas. Nossa região não tem muita distração para os jovens. Isso é uma alternativa para eles e para a cidade, tão rica em história”, explica Marise Brandão, uma das coordenadoras do projeto.

A riqueza histórica da região, aliás, serviu de inspiração a duas escolas estaduais de Barra do Piraí, que escolheram retratar o passado colonial, trazendo histórias sobre um escravo e sobre um aristocrata rural da época do Império que se envolveu num crime e se tornou lenda na região.

O fim do festival não se traduzirá no fim do projeto. A Secretaria de Estado de Educação pretende levar os curtas produzidos pelos alunos a outras escolas, a fim de divulgar e até mesmo implantar essa iniciativa em outros municípios fluminenses.

Para mais informações sobre o 1º Festival Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, acesse o blog: http://poloaudiovisual.blogspot.com

Conheça a programação aqui: http://poloaudiovisual.blogspot.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

ARte em 3D- Reflexões acerca das intervenções na Obra de Arte

Álbuns da web do Picasa - fernandacavalcantidemellojorn - Atualizados recentemente
De Atualizados recentemente
Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x 351 cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por
aviões alemães e atualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma
versão 3D da célebre obra e colocá-la na net sob a forma de um vídeo
(ver relacionados no final do texto).
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo comofuncionava a sua imaginação.

Clicar no link abaixo para ver a infografia digital de Lena Gieseke do célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som)

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
A artista fala como surgiu a idéia da leitura em 3D de GUernica:
A idéia de criar uma versão em 3D de uma obra influente saiu de fazer puzzles de pinturas famosas. Quando você montar um quebra-cabeças, você estuda uma pintura em grande detalhe e tomar conhecimento das linhas de muito, formas e cores que a pintura é composto e como esses elementos em série para criar uma expressão unificada. Através do quebra-cabeça, você explora a arte-final, examinando detalhes do seu olho não poderia ter pego de outra forma. Sua experiência da pintura é intensa, despertada pela ação de confusão, mas ampliada e reforçada pela sua própria fantasia.