terça-feira, 9 de março de 2010

Cinema e Escola-Possibilidades


20100303_V1_NasEscolasCinema_Conexao, upload feito originalmente por CDTERJ.

Pólo de Cinema

Imagine um festival de cinema produzido por estudantes e voltado para estudantes? Essa é a ideia por detrás do 1º Festival Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que acontece entre os dias 6 e 10 de março, na cidade fluminense.

Os filmes exibidos no festival foram escritos, produzidos e dirigidos por alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de Barra do Piraí. O festival coroa o Projeto Luz, Câmera, Educação!, da Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com a Mauá Filmes, que oferece oficinas de audiovisual a estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares do município. Por meio deste projeto, foram produzidos dez curtas-metragens, que serão exibidos e premiados durante o festival.



Além dos filmes produzidos pelos alunos de Barra do Piraí, o festival também exibirá curtas-metragens realizados em outros Estados brasileiros e até em outros países, como Argentina, Espanha e Itália. No último dia, ocorrerá a premiação na Praça Nilo Peçanha. As festividades serão encerradas com um show da Banda Agenda.

“É uma bela oportunidade! Não só os alunos se sentirão representados pelos próprios trabalhos, como poderão assistir ao que foi feito por outras pessoas. Nossa região não tem muita distração para os jovens. Isso é uma alternativa para eles e para a cidade, tão rica em história”, explica Marise Brandão, uma das coordenadoras do projeto.

A riqueza histórica da região, aliás, serviu de inspiração a duas escolas estaduais de Barra do Piraí, que escolheram retratar o passado colonial, trazendo histórias sobre um escravo e sobre um aristocrata rural da época do Império que se envolveu num crime e se tornou lenda na região.

O fim do festival não se traduzirá no fim do projeto. A Secretaria de Estado de Educação pretende levar os curtas produzidos pelos alunos a outras escolas, a fim de divulgar e até mesmo implantar essa iniciativa em outros municípios fluminenses.

Para mais informações sobre o 1º Festival Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, acesse o blog: http://poloaudiovisual.blogspot.com

Conheça a programação aqui: http://poloaudiovisual.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário