segunda-feira, 1 de março de 2010

ARte em 3D- Reflexões acerca das intervenções na Obra de Arte

Álbuns da web do Picasa - fernandacavalcantidemellojorn - Atualizados recentemente
De Atualizados recentemente
Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x 351 cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por
aviões alemães e atualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma
versão 3D da célebre obra e colocá-la na net sob a forma de um vídeo
(ver relacionados no final do texto).
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo comofuncionava a sua imaginação.

Clicar no link abaixo para ver a infografia digital de Lena Gieseke do célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som)

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
A artista fala como surgiu a idéia da leitura em 3D de GUernica:
A idéia de criar uma versão em 3D de uma obra influente saiu de fazer puzzles de pinturas famosas. Quando você montar um quebra-cabeças, você estuda uma pintura em grande detalhe e tomar conhecimento das linhas de muito, formas e cores que a pintura é composto e como esses elementos em série para criar uma expressão unificada. Através do quebra-cabeça, você explora a arte-final, examinando detalhes do seu olho não poderia ter pego de outra forma. Sua experiência da pintura é intensa, despertada pela ação de confusão, mas ampliada e reforçada pela sua própria fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário