sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Arte Daqui de Criciúma: Escultor Gil Galant





Gil Galant é um dos artistas de Criciúma. Tomei conhecimento de sua existência através de uma reportagem de capa do jornal criciumense “Jornal da Manhã”, em fevereiro de 2008. A matéria, intitulada “Criciumense em 1º no Salão Jovem Artista”, me chamou a atenção, visto que normalmente a arte não tem muito espaço na mídia local. Como ganhador da 1ª edição do Salão Jovem Artista de Florianópolis, Gil teve seu trabalho exposto no Museu de Arte de Santa Catarina.

Depois de ler a reportagem, procurei Gil Galant, que me concedeu uma entrevista e recebeu meus alunos de 6º ano para uma visita.

Gil é uma pessoa simples. Morou até oito anos num sítio, e foi nesta época, ainda criança, que iniciou contato com a arte. Na falta de brinquedos, ele mesmo fazia os seus. “Eu mesmo fabricava meus brinquedos. Pegava o sabugo de milho, batia dois preguinhos, fazia as aspinhas do boi, fazia carrinho de boi carregado com cana...”, conta o artista. Participou do movimento hippie, vendendo seus artefatos em praça pública, trabalhou como joalheiro, trabalho que executa até hoje. Mas seu coração bate mais forte pela escultura. Gil produz principalmente esculturas em madeira, de tamanhos variados. Em suas obras, predomina o tema da figura humana, de linhas graciosas e que nos remetem às manifestações artísticas africanas e ao cubismo. Destaca que não tem formação acadêmica, porém, considera isto importante. Procura estudar em casa pesquisando e lendo livros de artes.

Na época da entrevista, pedi que Gil Galant deixasse um recado para os professores de artes, ao que ele disse:

"Trabalhem, falem muito do artista brasileiro, falem muito do Brasil para as crianças, falem muito porque o Brasil é um grande celeiro de arte, de ritmos, falem pra elas do valor que tem esta terra tão bonita, falem de miscigenação, deste povo, deste país chamado Brasil e prestigiem os artistas locais e amem mais o Brasil."


Julmara Goulart Sefstrom - Cocal do Sul - SC

Um comentário: