quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A imagem da marca


Sou artista plástica e Arte-educadoraformada pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista em Arte- educação pela Universidade de Brasília.

Reflexões sobre o processo criativo



Minha pesquisa em artes visuais é uma reflexão de como a publicidade e a propaganda influenciam na identidade do sujeito.
Minha inquietação artística surgiu através da leitura do poema "Eu etiqueta" de Drummond. Neste texto está escrito a estreita relação entre sujeito e marca, da qual a marca passa a ser elemento definidor da identidade
O homem é atingido por uma diversidade de estímulos orientadores de comportamento que lhe chegam através da mídia impressa e televisiva, que o obrigam a uma constante adaptação ao mercado, e com isso apropriam-se de imagens. quando o indivíduo se apropria das formas simbólicas da mídia está tentando cosntruir a sua imagem pessoal.




A linguagem do desenho em meu processo criativo

O desenho sempre esteve presente em minhas experiências expressivas, busquei explorar novos materias e diversos recursos plásticos que pudessem oferecer maiores possibilidades para o desenvolvimento de meus trabalhos gráficos.




Após ensaiar algumas opções de recursos expressivos para solucionar meu trabalho, escolhi como meio o computador, em decorrência de possibilidades oferecidas pelos novos processos de produção de imagens.
Utilizo o programa Adobe photoshop e outros programas que possibilitam o tratamento e a manipulação de imagens.




Selecionei imagens de marcas que são consideradas como líderes de identidade e me apropriei

de imagens de pessoas, tanto pessoas comuns como pessoas conhecidas na mídia que representam " estilos e modelos de vida" com o intuito de que a justaposição, o que denomino de " simbiose" de imagens pudesse expressar que a marca está colada ao corpo do indivíduo como uma tatuagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário